A tentação, conforme estudamos, é
sempre uma indução ao mal, ao pecado. A provação, no entanto,
não tem esse sentido. Quando a Bíblia diz que Deus tentou alguém, devemos
entender que Deus o provou, e isso tem objetivos muito elevados, conforme
descrevemos a seguir. Tiago nos diz que "Ninguém, sendo tentado, diga: De
Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal e a ninguém
tenta" (v. 13).
Quando a Bíblia diz que alguém
foi tentado por Deus, isso pode ser entendido como provação.
Abraão só foi considerado o
pai de todos os que crêem, porque creu e foi "tentado", ou seja,
"provado" por Deus (ver Gn 22.1-18).
A prova da fé é essencial
para "louvor, honra, e glória na revelação de Jesus Cristo" (I Pe
1.7).
Tiago exorta os crentes a terem
"grande gozo", quando caírem em "várias tentações", sabendo
que "a prova da vossa fé produz a paciência" (vv.2,3). Ele considera
uma bem-aventurança o crente sofrer a tentação, porque, quando for provado,
receberá a coroa da vida (v.12).
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