quarta-feira, 8 de agosto de 2018

Jesus como exemplo do professor:




O Mestre do professor é o Senhor Jesus - o Mestre dos mestres. Se o professor quer ser eficaz no ensino, ele precisa seguir de perto os passos do seu Mestre. Vejamos alguns aspectos de Jesus como o Mestre dos mestres.

 1 - Jesus conhecia a matéria que ensinava, ou seja as Escrituras - A passagem de Lucas 24.  27, faz menção do maior estudo bíblico da história, abrangendo o período de Moisés a Cristo. E tão grande estudo foi dirigido a uma classe de apenas dois alunos! Veja também Mt 4. 4 - 10. Através dos Evangelhos vemos, por suas citações das Escrituras, o quanto Jesus conhecia o livro Sagrado.

 2 - Jesus conhecia os alunos - Tanto eles andavam com Jesus, como este os visitava. Os ensinos objetivos e ilustrados do Senhor, bem assim o seu modo de proceder para com eles, demonstram que Jesus os conhecia bem (Lc. 18. 8 - 10 / Jo 21).

3 - Jesus reconhecia o que havia de bom em seus alunos - O professor jamais deve apresentar-se à sua classe com ares de superioridade, com aspecto dominante. Paulo, com toda a sua grandeza, reconhece as qualidades dos seus irmãos na fé e cooperadores (Rm16 / Fp 2. 20 - 25 / Jo 1. 47).

4 - Jesus ensinava as verdades bíblicas de modo simples e claro - Exemplo: João 14. 6. Ele tomava as ocorrências comuns da vida, conhecidas de todos, para ensinar as verdades eternas de Deus (Mt. 9. 16 / 11.16).

5 - Jesus variava o método de ensino conforme a ocasião e o tipo de ouvintes -Às vezes ele usava o método de perguntas, o método ilustrativo, o de discussão, tarefas, preleção, leitura e outros. Com a mulher samaritana, usou o método de perguntas: com os discípulos a caminho do jardim das oliveiras, usou o de preleção.

Rerison Brazão:

Um comentário: