sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

A FÉ DA MULHER CANANÉI


O capítulo 15 do evangelho de Mateus registra a história da mulher cananéia. De fato, ela parecia estar no lugar errado e na hora errada, mas recebeu um poderoso milagre do Senhor. Sua história terminou registrada como a de uma mulher de grande fé. O texto de Jeremias 29.13 tipifica a fé da mulher cananéia: "Vocês me procurarão e me acharão quando me procurarem de todo o coração". A história completa dessa mulher vinda de Canaã é contada em Mateus 15.21-28:
            Saindo daquele lugar, Jesus retirou-se para a região de Tiro e de Sidom. Uma mulher cananéia, natural dali, veio a ele, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Minha filha está endemo­ninhada e está sofrendo muito".
            Mas Jesus não lhe respondeu palavra. Então seus discípulos se aproximaram dele e pediram: "Manda-a embora, pois vem gritando atrás de nós".
            Ele respondeu: "Eu fui enviado apenas às ovelhas perdidas de Israel".
            A mulher veio, adorou-o de joelhos e disse: "Senhor, ajuda-me!"
            Ele respondeu: "Não é certo tirar o pão dos filhos e lançá-lo aos cachorrinhos".
            Disse ela, porém: "Sim, Senhor, mas até os cachorrinhos comem das migalhas que caem da mesa dos seus donos".
            Jesus respondeu: "Mulher, grande é a sua fé! Seja conforme você deseja". E naquele mesmo instante a sua filha foi curada.

            Ao ler essa passagem de Mateus, vemos que os discípulos ha­viam se tornado muito religiosos, mesmo convivendo com Jesus. Já possuíam uma série de regras e de programações. Jesus e os discípulos estavam indo para o noroeste da Judéia, à região pagã conhecida como Tiro. Jesus queria um tempo de descanso e de privacidade. O texto paralelo no evangelho de Marcos diz que Jesus havia entrado numa casa para se esconder e ficar sozinho com os discípulos (v. Mc 7.24). Não era um dia no qual o Mestre estava ao ar livre, ministrando às massas que regularmente se reuniam para ouvi-lo.
TENTANDO ENTRAR SEM CREDENCIAIS
            Mas, naquele momento de descanso, uma mulher cananéia encontrou Jesus e pediu-lhe ajuda. Veio com muitas desvantagens. Primeiramente, era mulher. No Israel daqueles dias, as mulheres deveriam permanecer caladas e um pouco distantes. Segundo, era cananéia, de ascendência grega. Não fazia parte do rebanho de Israel; não tinha as credenciais necessárias. Não fazia parte dos doze, nem dos setenta, nem dos quinhentos; não tinha se­quer parte com o povo de Deus.
            Os israelitas desprezavam quem não pertencia à sua linha­gem de sangue ou de raça. Chamavam todos os outros povos e nações de gentios e, às vezes, até de cães! Os israelitas referiam-se a esses povos como pagãos que não conheciam a Deus.
            A mulher também estava no lugar errado e na hora errada. Jesus não estava pregando nem liderando uma cruzada. Jesus se retirava para um descanso. E desnecessário dizer que a mulher viu-se em terrível desvantagem, enquanto reunia coragem para se aproximar de Jesus e pedir-lhe uma bênção. Mas continuou assim mesmo, gritando: "Senhor, Filho de Davi, tem misericór­dia de mim! Minha filha está endemoninhada e está sofrendo muito" (v. 22).
O PROBLEMA EXIGE UMA RESPOSTA
            Sabe por que ela gritava? A mulher tinha um problema terrí­vel em casa. Sua filha sofria terrivelmente em função de posses­são demoníaca. Era uma tortura para a mulher, pois sentia a dor da filha e não podia fazer nada sobre o problema. Então, desco­briu que Jesus estava naquela região. Quando existe um proble­ma na vida, o Senhor o usa para que possamos clamar: "Senhor, Filho de Davi, tem misericórdia de mim" e pedir sua presença. Alguns ficam muito amargurados e tristes quando passam por provações. Mas Deus permite que as provações aconteçam para nos fazer glorificar o nome de Jesus.
            Há quem pense: gostaria de ter nascido em algum outro lugar ou numa família diferente. Outros acreditam: se não tivesse sofrido tan­to abuso em minha infância, seria uma pessoa feliz- Sentem amargu­ra no coração por aquilo que são, pelo local onde cresceram e onde estão. Mas veja o que essa mulher fez durante a tempestade que se abateu sobre sua vida. Foi buscar Jesus e começou a que­brar as regras da religiosidade. Ela não disse: "Jesus é judeu, e eu sou uma mulher pagã; não tem nada a ver comigo". Ela foi até Jesus porque sua filha estava sofrendo.
            Ainda que sua família esteja bem, sua vizinhança e sua cida­de podem estar sofrendo terríveis ataques demoníacos. Nações inteiras estão debaixo do governo autoritário de Satanás; o Se­nhor deseja transformá-las de uma vez por todas.
continua ! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário