Introdução
Certo ouvinte, entusiasmado com a pregação de um famoso pregador, perguntou-lhe se poderia ter o
privilégio de mandar imprimir a pregação que acabara de ouvir. "Sim",
respondeu o pregador, "contanto que você também mande imprimir o
trovão". Mas isso é impossível!
Podemos imprimir o registro escrito do que o pregador disse;
mas não a luz dos olhos, o brilho da face, a curva que a mão descreve, a
atitude do corpo, a musicalidade da voz. Quando registramos o tema, as divisões
e parágrafos e até as mesmas palavras que foram ditas, não temos o pregador.
Tudo o que podemos dizer de um sermão impresso é o que Jó disse acerca da
majestade do Criador: "Eis que isto são apenas as orlas dos seus caminhos;
e quão pouco é o que temos ouvido dele! Quem, pois, entenderia o trovão do seu
poder?" (Jó 26.14).
BEM-AVENTURADOS os
pobres de espírito, porque
deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão
consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra.
Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos.
Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia.
Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados
os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados
os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos
céus. Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem, e,
mentindo, disserem todo o mal contra vós, por minha causa. Exultai e
alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim
perseguiram os profetas que foram antes de vós.
Vós sois o sal da
terra; e, se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais
presta, senão para se lançar fora e ser pisado pelos homens.
Vós sois a luz do
mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte. Nem se acende
a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos
que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que
vejam as vossas boas obras e glorifiquem o vosso Pai, que está nos céus.
Não cuideis que vim
destruir a lei ou os profetas; não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade
vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá
da lei sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes menores
mandamentos e assim ensinar aos homens será chamado o menor no Reino dos céus;
aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no Reino dos céus.
Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus,
de modo nenhum entrareis no Reino dos céus.
Ou vistes que foi
dito aos antigos: Não matarás; mas qualquer que matar será réu de juízo. Eu,
porém, vos digo que qualquer que, sem motivo, se encolerizar contra seu irmão
será réu de juízo, e qualquer que chamar a seu irmão de raça será réu do
Sinédrio; e qualquer que lhe chamar de louco será réu do fogo do inferno.
Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar e aí te lembrares de que teu irmão
tem alguma coisa contra ti, deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai
reconciliar-te primeiro com teu irmão, e depois vem, e apresenta a tua oferta.
Concilia-te depressa com o teu adversário, enquanto estás no caminho com ele,
para que não aconteça que o adversário te entregue ao juiz, e o juiz te
entregue ao oficial, e te encerrem na prisão. Em verdade te digo que, de
maneira nenhuma, sairás dali, enquanto não pagares o último ceitil.
Ouvistes que foi
dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo que qualquer que
atentar numa mulher para a cobiçar já em seu coração cometeu adultério com
ela. Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para
longe de ti, pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que todo o
teu corpo seja lançado no inferno. E, se a tua mão direita te escandalizar,
corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se
perca do que todo o teu corpo seja lançado no inferno. Também foi dito:
Qualquer que deixar sua mulher, que lhe dê carta de desquite. Eu, porém, vos
digo que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de prostituição,
faz que ela cometa adultério; e qualquer que casar com a repudiada comete
adultério.
Outrossim, ouvistes
que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás teus juramentos ao
Senhor. Eu, porém, vos digo que, de maneira nenhuma, jureis nem pelo céu,
porque é o trono de Deus, nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés, nem
por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei, nem jurarás pela tua cabeça,
porque não podes tornar um cabelo branco ou preto. Seja, porém, o vosso falar:
Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.
Ouvistes que foi
dito: Olho por olho e dente por dente. Eu, porém, vos digo que não resistais
ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra;
e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a
capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a
quem te pedir e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.
Ou vistes que foi
dito: Amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo:
Amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que vos
odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos
do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons
e a chuva desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que
galardão tereis? Não fazem os publicanos também o mesmo? E, se saudardes
unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos
também assim? Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está
nos céus.
Guardai-vos de fazer
a vossa esmola diante dos homens, para serdes vistos por eles; aliás, não
tereis galardão junto de vosso Pai, que está nos céus.
Quando, pois, deres
esmola, não faças tocar trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas
sinagogas e nas ruas, para serem glorificados pelos homens. Em verdade vos digo
que já receberam o seu galardão. Mas, quando tu deres esmola, não saiba a tua
mão esquerda o que faz a tua direita, para que a tua esmola seja dada
ocultamente, e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará publicamente.
E, quando orares,
não sejas como os hipócritas, pois se comprazem em orar em pé nas sinagogas e
às esquinas das ruas, para serem vistos pelos homens. Em verdade vos digo que
já receberam o seu galardão. Mas tu, quando orares, entra no teu aposento e,
fechando a tua porta, ora a teu Pai, que vê o que está oculto; e teu Pai, que
vê o que está oculto, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições,
como os gentios, que pensam que, por muito falarem, serão ouvidos. Não vos
assemelheis, pois, a eles, porque vosso Pai sabe o que vos é necessário antes
de vós lho pedirdes.
Portanto, vós
orareis assim: Pai nosso, que estás nos céus, santificado seja o teu nome.
Venha o teu Reino. Seja feita a tua vontade, tanto na terra como no céu. O pão
nosso de cada dia dá-nos hoje. Perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós
perdoamos aos nossos devedores. E não nos induzas à tentação, mas livra-nos do
mal; porque teu é o Reino, e o poder, e a glória, para sempre. Amém! Porque,
se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos
perdoará a vós. Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também
vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.
E, quando jejuardes,
não vos mostreis contristados como os hipócritas, porque desfiguram o rosto,
para que aos homens pareçam que jejuam. Em verdade vos digo que já receberam o
seu galardão. Porém tu, quando jejuares, unge a cabeça e lava o rosto, para não
pareceres aos homens que jejuas, mas sim a teu Pai, que está oculto; e teu Pai,
que vê o que está oculto, te recompensará.
Não ajunteis
tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões
minam e roubam. Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem
consomem, e onde os ladrões não minam, nem roubam. Porque onde estiver o vosso
tesouro, aí estará também o vosso coração.
A candeia do corpo
são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá
luz. Se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se,
portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas!
Ninguém pode servir
a dois senhores, porque ou há de odiar um e amar o outro ou se dedicará a um e
desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.
Por isso, vos digo:
não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que
haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a
vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta? Olhai para
as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso
Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual
de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua
estatura? E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os
lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. E eu vos digo que
nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois,
se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no
forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? Não andeis,
pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos
vestiremos? (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso
Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; mas buscai
primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão
acrescentadas.
Não vos inquieteis,
pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a
cada dia o seu mal.
Não julgueis, para
que não sejais julgados, porque com o juízo com que julgardes sereis julgados,
e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós. E por que
reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está
no teu olho? Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho,
estando uma trave no teu? Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e,
então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.
Não deis aos cães as
coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas; para que não as pisem
e, voltando-se, vos despedacem.
Pedi, e
dar-se-vos-á; buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque aquele que
pede recebe; e o que busca encontra; e, ao que bate, se abre. E qual dentre vós
é o homem que, pedindo-lhe pão o seu filho, lhe dará uma pedra? E, pedindo-lhe
peixe, lhe dará uma serpente? Se, vós, pois, sendo maus, sabeis dar boas coisas
aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará bens aos que
lhe pedirem? Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam,
fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.
Entrai pela porta
estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e
muitos são os que entram por ela. E porque estreita é a porta, e apertado o
caminho que leva à vida, poucos há que a encontrem.
Acautelai-vos,
porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas
interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis.
Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda
árvore boa produz bons frutos, e toda arvore má produz frutos maus. Não pode a
árvore boa dar maus frutos, nem a árvore má dar frutos bons. Toda árvore que
não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo. Portanto, pelos seus frutos os
conhecereis.
Nem todo o que me
diz-. Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade
de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não
profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos
demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? E, então, lhes direi
abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a
iniqüidade.
Todo aquele, pois,
que escuta estas minhas palavras e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem
prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha. E desceu a chuva, e correram
rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava
edificada sobre a rocha. E aquele que ouve estas minhas palavras e as não
cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a
areia. E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram
aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
FOTE: CPAD
FOTE: CPAD
Sermões de 28 dos maiores pregadores do mundo, incluindo
Agostinho, João Calvino, Martinho Lutero, Jonathan Edwards, John Wesley, Charles
Finnney, Charles Spurgeon e outros
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