segunda-feira, 4 de maio de 2015

ESTRATÉGIA DIDÁTICA








Para cada etapa da aula, o professor precisa planejar uma estratégia didática. Mais tarde vamos  tratar de alguns métodos de ensino, mas agora precisamos deixar claro que, na introdução, interpretação, aplicação e conclusão o professor deverá valer-se de estratégias que auxiliem e garantam o êxito de cada etapa da aula. Novamente, o professor deve se fazer algumas perguntas que lhe servirão de norte: Qual é a melhor maneira de introduzir esta aula?; Como posso interpretar de maneira interessante e atraente este texto com a classe?; Que tipo de aplicação seria mais eficaz para esta aula?; Como concluir com eficácia a minha aula? São perguntas como estas que poderão ajudar o professor na seleção de suas estratégias didáticas.

Quando não se define eficazmente as estratégias didáticas, corre-se o risco da aula ficar chata e desmotivar o aluno. É possível que excelentes aulas tenham naufragado exatamente pela negligência do aspecto didático. Assim, ao planejar sua aula, o professor precisa pensar com antecedência sobre como vai agir em cada etapa. A mesmice e a falta de criatividade didática podem pôr a perder todo um trabalho sério de interpretação bíblica. O professor precisará, no entanto, prevenir-se da tentação de variar metodologia apenas por variar, sem que haja harmonia entre o método didático e o tipo de ensino a ser ministrado. É preciso haver planejamento para que tudo seja bem pensado antes de ser executado.

TOCOU O SINAL...
De posse dessas informações, o professor deverá planejar suas aulas na Escola Dominical. Não planejar é menosprezar o ensino das Escrituras e, ao mesmo tempo, demonstrar desprezo para como a tarefa do ensino. Não planejar é desrespeitar os alunos que depositam confiança no zelo do seu professor.
Não planejar é trair a confiança da própria igreja que delegou ao professor tão sublime tarefa: a do ensino.
Comparecer diante de uma classe de Escola Dominical sem um planejamento sério e bem elaborado é algo de que o professor deve fugir, pois como fiel cumpridor do seu dever leva em consideração o que o Apóstolo Paulo escreveu aos romanos: "se é ensinar, haja dedicação ao ensino" (Rm 12.7b).
Planejando com dedicação suas aulas, o professor sentirá em sua própria vida as bênçãos de realizar um trabalho para o Senhor, com a alegria de o estar fazendo com o melhor de si, explorando ao máximo suas potencialidades e sua criatividade. O professor verá no contato com os seus alunos, ao constatar o crescente interesse deles pela Palavra de Deus, a retribuição por realizar o ministério do ensino da Bíblia com amor, esforço e responsabilidade.


E quando tocar o sinal alertando para o final de sua aula, não haverá mais surpresas. Todos já estarão prontos para saírem da sala e, se for o caso, dirigir-se ao santuário para prestar culto a Deus. Os alunos sairão instruídos e alimentados por uma aula que lhes trouxe ricos e importantes ensinamentos, nos quais procurarão pautar seus passos dia após dia. Tocou o sinal, acabou a aula... começou a prova.

Nenhum comentário:

Postar um comentário