Para cada etapa
da aula, o professor precisa planejar uma estratégia didática. Mais tarde
vamos tratar de alguns métodos de
ensino, mas agora precisamos deixar claro que, na introdução, interpretação,
aplicação e conclusão o professor deverá valer-se de estratégias que auxiliem e
garantam o êxito de cada etapa da aula. Novamente, o professor deve se fazer
algumas perguntas que lhe servirão de norte: Qual é a melhor maneira de
introduzir esta aula?; Como posso interpretar de maneira interessante e
atraente este texto com a classe?; Que tipo de aplicação seria mais eficaz para
esta aula?; Como concluir com eficácia a minha aula? São perguntas como estas
que poderão ajudar o professor na seleção de suas estratégias didáticas.
Quando não se define eficazmente as estratégias
didáticas, corre-se o risco da aula ficar chata e desmotivar o aluno. É
possível que excelentes aulas tenham naufragado exatamente pela negligência do
aspecto didático. Assim, ao planejar sua aula, o professor precisa pensar com
antecedência sobre como vai agir em cada etapa. A mesmice e a falta de
criatividade didática podem pôr a perder todo um trabalho sério de
interpretação bíblica. O professor precisará, no entanto, prevenir-se da
tentação de variar metodologia apenas por variar, sem que haja harmonia entre o
método didático e o tipo de ensino a ser ministrado. É preciso haver
planejamento para que tudo seja bem pensado antes de ser executado.
TOCOU O SINAL...
De posse dessas
informações, o professor deverá planejar suas aulas na Escola Dominical. Não
planejar é menosprezar o ensino das Escrituras e, ao mesmo tempo, demonstrar
desprezo para como a tarefa do ensino. Não planejar é desrespeitar os alunos
que depositam confiança no zelo do seu professor.
Não planejar é
trair a confiança da própria igreja que delegou ao professor tão sublime
tarefa: a do ensino.
Comparecer
diante de uma classe de Escola Dominical sem um planejamento sério e bem
elaborado é algo de que o professor deve fugir, pois como fiel cumpridor do seu
dever leva em consideração o que o Apóstolo Paulo escreveu aos romanos:
"se é ensinar, haja dedicação ao ensino" (Rm 12.7b).
Planejando com
dedicação suas aulas, o professor sentirá em sua própria vida as bênçãos de
realizar um trabalho para o Senhor, com a alegria de o estar fazendo com o
melhor de si, explorando ao máximo suas potencialidades e sua criatividade. O
professor verá no contato com os seus alunos, ao constatar o crescente
interesse deles pela Palavra de Deus, a retribuição por realizar o ministério
do ensino da Bíblia com amor, esforço e responsabilidade.
E quando tocar o
sinal alertando para o final de sua aula, não haverá mais surpresas. Todos já
estarão prontos para saírem da sala e, se for o caso, dirigir-se ao santuário
para prestar culto a Deus. Os alunos sairão instruídos e alimentados por uma
aula que lhes trouxe ricos e importantes ensinamentos, nos quais procurarão
pautar seus passos dia após dia. Tocou o sinal, acabou a aula... começou a
prova.
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