terça-feira, 14 de outubro de 2014

PEDAGOGIA E DIDÁTICA.




            Pedagogia é a arte e ciência de ensinar e educar. São os processos e técnicas de ensinar a infância, explorando as leis psicológicas que regem o crescimento e comportamento do ser humano.
            Essas técnicas de comunicação modernizam-se constantemente para atingirem o maior número de alunos em menos tempo e do melhor modo possível, pedagogicamente. Todavia,  a mensagem da Palavra de Deus não deve jamais mudar. Para citar um exemplo, há 80 anos, por não existirem o microfone e o amplificador de som, as técnicas de comunicação de massa eram bem rudimentares. Hoje, o mais moderno auditório não dispensa tais recursos.
            Essas técnicas podem ser eficazmente educacionais, sem atingir em nada a vida espiritual, desde que usadas com sabedoria em seu devido lugar.

 O Ensino
            No conceito moderno, ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, mas também promover a aprendizagem por parte do aluno. Essa aprendizagem não pode ser forçada nem introduzida no educando como o ato de vestir uma peça de roupa. Ensinar, portanto, não é apenas falar a uma classe, antes é, despertar, motivar e interessar a mente do aluno, e em seguida dirigí-la no processo do aprendizado.
            Não pode haver real ensino sem aprendizagem por parte do aluno. A palavra "educar" literalmente significa "conduzir para fora". Deduz-se daí o privilégio do professor, de conduzir o aluno ao encontro das experiências da vida, de tal forma que ele possa viver vitoriosa e sabiamente diante de Deus, e dos homens.        
            Se o ensino público é o meio de que se  serve o governo para eliminar o analfabetismo, a EBD deve ser o desafio da Igreja contra o nanismo espiritual em seu meio, bem como a incredulidade à sua volta.

O ensino deve ter objetivo definido
            Se o caçador atira a esmo, sem pontaria, nunca abaterá a caça. De igual modo, se na guerra o soldado disparar sem direção, está atraindo o inimigo para si. O objetivo do ensino gira em torno do aluno e suas relações quanto a tudo que é de capital importância na sua vida.

Leis do ensino e da aprendizagem

Leis - São princípios imanentes e imutáveis que regem os atos e comportamentos de todas as coisas, inclusive o ser humano.

 Leis do ensino - São as que regem a teoria e a prática educacional, utilizadas pelo professor para criar no aluno, condições ideais para que o mesmo aprenda o que se ensina.

 Processo de Aprendizagem             
O órgão de determinado sentido (olho, nariz, boca, ouvido, pele) age como receptor dos estímulos vindos de fora.

O nervo próprio desse sentido exerce a função de transmissor dos estímulos recebidos.

O cérebro recebe tais estímulos e os interpreta.

Na mente, o processo de aprendizagem ocorre na freqüência seguinte:

ü  Percepção - É a identificação de um estímulo pela mente.
ü  Idéia - É uma combinação de percepções semelhantes, resultando no que se chama de idéia geral.
ü  Juízo ou conhecimento - É uma comparação de idéias.
ü  Raciocínio - É uma comparação de juízos, geralmente chamados conclusão.

            O conhecimento das leis do ensino e aprendizagem, permite ao professor sua utilização a fim de conduzir o aluno através do desconhecido. A pura e simples transmissão de conhecimentos não é, por si só, o ato de ensinar. Mais que isto, ensinar é despertar e orientar a mente do aluno, promovendo a aprendizagem do mesmo.
            Dessa maneira Jesus ensinou a Nicodemos e a mulher samaritana. No primeiro caso, o tema foi o novo nascimento, gerando dúvidas e conseqüentes explicações. No segundo caso, os interlocutores de Jesus foram primeiro despertados pelos assuntos enfocados, em seguida orientados ao conhecimento da verdade.
            O professor trabalha com a mente do aluno, dirigindo-a no processo de aprendizagem. É um privilégio e uma responsabilidade.
            Aprender é pensar e agir por si próprio, sob orientação recebida inicialmente. Espiritualmente há outros meios de aprendizagem. Na educação secular há dois  conceitos básicos que devem ser considerados na formação da criança:

  • Toda criança normal é fisicamente imatura e precisa crescer.
  • Toda criança normal é mentalmente ignorante e precisa aprender.

Todo cristão nascido de novo é espiritualmente imaturo e precisa crescer (2Pe. 3.18), e espiritualmente ignorante e precisa aprender (Mt. 11. 29).
O aluno normal aprende quando motivado, estimulado psicologicamente, sendo despertado para a realidade e aspirações, tendo consciência do seu despreparo em relação ao contexto comunitário. Despertando sua posição retrógrada no grupo.

 As Leis da Aprendizagem e os sentidos Físicos

"Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi escrito..." (Rm. 15. 4).

            Leis de aprendizagem são os princípios de assimilação e retenção do ensino por parte do aluno, os quais funcionam através dos sentidos físicos. São leis imanentes no próprio aluno. Elas mostram como o aluno aprende. O ensino chega à mente por meio destes sentidos, que são seis, a saber.

  • Visão - olhos.
  • Audição - Ouvidos. O ouvido compreende dois órgãos sensoriais: a audição e o equilíbrio.
  • Olfato - Nariz. Neles estão os terminais do nervo olfativo.
  • Paladar - língua. Nela estão as papilas gustativas.
  • Tato - está em todo o corpo. São as terminações periféricas dos nervos sensitivos. Essas terminações são responsáveis pelas sensações tácteis, térmicas e álgicas.
  • Conestesia - sentido muscular. Por esse sentido sabemos se um objeto é pesado ou leve. Esse sentido é tão experimental como os demais.

Referidos sentidos são as portas da alma para o seu contato com o mundo exterior. É por meio deles que recebemos os estímulos vindos de fora, os quais, após várias fases evolutivas, resultam na aquisição do conhecimento.
Cada sentido dispõe de um órgão do corpo, receptor de estímulos. O órgão receptor dispõe de um nervo que transmite ao cérebro o estímulo recebido. Resumo: o órgão recebe, o nervo transmite e o cérebro interpreta o estímulo. Todo estimulo recebido provoca na alma uma reação ou reflexo, resultando daí o nosso comportamento diário.
Exemplos de reações a estímulos recebidos pelo cérebro: movimentos, pensamentos, impulsos, atitude, emoções, etc.

O ensino chega à mente:

ü  Pelos sentidos físicos.
ü  Pela inspiração divina.
ü  Pela revelação divina.

            Não confundir os dois últimos com a intuição, que é percepção direta e imediata do conhecimento, independente de observação, experiência anterior ou processos de raciocínio.
            Para termos uma idéia do papel e do valor dos sentidos no ensino, é bom saber que:


  • Aprende-se 20% do que se ouve -  A voz do professor tem grande influência aqui. Deve ter intensidade ideal e ser agradável.
  • Aprende-se 50% do que se vê - Aqui tem grande importância a iluminação. A organização da sala também influi muito.
  • Aprende-se 70% do que se examina ou se pesquisa.
  • Aprende-se 90% do que se faz - Exemplo: cânticos com gestos, marchas, provas, testes, trabalhos manuais, desenhos, pesquisas, redações, mapas, etc.
  • Aprende-se 90% do que se Fala - Exemplo: leitura recitativa de memória, perguntas, reconstituição da lição, temas desenvolvidos, discussão orientada, mesa redonda, exposição, etc. 

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