Pedagogia é a arte e ciência de ensinar e educar. São
os processos e técnicas de ensinar a infância, explorando as leis psicológicas
que regem o crescimento e comportamento do ser humano.
Essas
técnicas de comunicação modernizam-se constantemente para atingirem o maior
número de alunos em menos tempo e do melhor modo possível, pedagogicamente.
Todavia, a mensagem da Palavra de Deus
não deve jamais mudar. Para citar um exemplo, há 80 anos, por não existirem o
microfone e o amplificador de som, as técnicas de comunicação de massa eram bem
rudimentares. Hoje, o mais moderno auditório não dispensa tais recursos.
Essas
técnicas podem ser eficazmente educacionais, sem atingir em nada a vida
espiritual, desde que usadas com sabedoria em seu devido lugar.
O Ensino
No
conceito moderno, ensinar não é apenas transmitir conhecimentos, mas também
promover a aprendizagem por parte do aluno. Essa aprendizagem não pode ser
forçada nem introduzida no educando como o ato de vestir uma peça de roupa.
Ensinar, portanto, não é apenas falar a uma classe, antes é, despertar, motivar
e interessar a mente do aluno, e em seguida dirigí-la no processo do
aprendizado.
Não
pode haver real ensino sem aprendizagem por parte do aluno. A palavra "educar"
literalmente significa "conduzir para fora". Deduz-se daí o
privilégio do professor, de conduzir o aluno ao encontro das experiências da
vida, de tal forma que ele possa viver vitoriosa e sabiamente diante de Deus, e
dos homens.
Se
o ensino público é o meio de que se
serve o governo para eliminar o analfabetismo, a EBD deve ser o desafio
da Igreja contra o nanismo espiritual em seu meio, bem como a incredulidade à
sua volta.
O ensino deve ter
objetivo definido
Se o caçador atira a esmo, sem pontaria, nunca
abaterá a caça. De igual modo, se na guerra o soldado disparar sem direção,
está atraindo o inimigo para si. O objetivo do ensino gira em torno do aluno e
suas relações quanto a tudo que é de capital importância na sua vida.
Leis do ensino e da
aprendizagem
Leis - São
princípios imanentes e imutáveis que regem os atos e comportamentos de todas as
coisas, inclusive o ser humano.
Leis do ensino - São
as que regem a teoria e a prática educacional, utilizadas pelo professor para
criar no aluno, condições ideais para que o mesmo aprenda o que se ensina.
Processo de
Aprendizagem
O órgão de
determinado sentido (olho, nariz, boca, ouvido, pele) age como receptor dos
estímulos vindos de fora.
O nervo próprio desse sentido
exerce a função de transmissor dos estímulos recebidos.
O cérebro recebe tais estímulos e
os interpreta.
Na mente, o processo de
aprendizagem ocorre na freqüência seguinte:
ü
Percepção - É a identificação de um
estímulo pela mente.
ü
Idéia - É uma combinação de percepções
semelhantes, resultando no que se chama de idéia geral.
ü
Juízo ou conhecimento - É uma comparação
de idéias.
ü
Raciocínio - É uma comparação de juízos,
geralmente chamados conclusão.
O conhecimento das leis do ensino e aprendizagem,
permite ao professor sua utilização a fim de conduzir o aluno através do
desconhecido. A pura e simples transmissão de conhecimentos não é, por si só, o
ato de ensinar. Mais que isto, ensinar é despertar e orientar a mente do aluno,
promovendo a aprendizagem do mesmo.
Dessa
maneira Jesus ensinou a Nicodemos e a mulher samaritana. No primeiro caso, o
tema foi o novo nascimento, gerando dúvidas e conseqüentes explicações. No
segundo caso, os interlocutores de Jesus foram primeiro despertados pelos
assuntos enfocados, em seguida orientados ao conhecimento da verdade.
O
professor trabalha com a mente do aluno, dirigindo-a no processo de
aprendizagem. É um privilégio e uma responsabilidade.
Aprender
é pensar e agir por si próprio, sob orientação recebida inicialmente.
Espiritualmente há outros meios de aprendizagem. Na educação secular há
dois conceitos básicos que devem ser
considerados na formação da criança:
- Toda criança normal é fisicamente imatura e precisa crescer.
- Toda criança normal é mentalmente ignorante e precisa aprender.
Todo cristão
nascido de novo é espiritualmente imaturo e precisa crescer (2Pe. 3.18), e
espiritualmente ignorante e precisa aprender (Mt. 11. 29).
O aluno normal
aprende quando motivado, estimulado psicologicamente, sendo despertado para a
realidade e aspirações, tendo consciência do seu despreparo em relação ao
contexto comunitário. Despertando sua posição retrógrada no grupo.
As Leis da
Aprendizagem e os sentidos Físicos
"Pois tudo o que outrora foi escrito, para o nosso ensino foi
escrito..." (Rm. 15. 4).
Leis
de aprendizagem são os princípios de assimilação e retenção do ensino por parte
do aluno, os quais funcionam através dos sentidos físicos. São leis imanentes
no próprio aluno. Elas mostram como o aluno aprende. O ensino chega à mente por
meio destes sentidos, que são seis, a saber.
- Visão - olhos.
- Audição - Ouvidos. O ouvido compreende dois órgãos sensoriais: a audição e o equilíbrio.
- Olfato - Nariz. Neles estão os terminais do nervo olfativo.
- Paladar - língua. Nela estão as papilas gustativas.
- Tato - está em todo o corpo. São as terminações periféricas dos nervos sensitivos. Essas terminações são responsáveis pelas sensações tácteis, térmicas e álgicas.
- Conestesia - sentido muscular. Por esse sentido sabemos se um objeto é pesado ou leve. Esse sentido é tão experimental como os demais.
Referidos
sentidos são as portas da alma para o seu contato com o mundo exterior. É por
meio deles que recebemos os estímulos vindos de fora, os quais, após várias
fases evolutivas, resultam na aquisição do conhecimento.
Cada sentido
dispõe de um órgão do corpo, receptor de estímulos. O órgão receptor dispõe de
um nervo que transmite ao cérebro o estímulo recebido. Resumo: o órgão recebe,
o nervo transmite e o cérebro interpreta o estímulo. Todo estimulo recebido
provoca na alma uma reação ou reflexo, resultando daí o nosso comportamento
diário.
Exemplos de
reações a estímulos recebidos pelo cérebro: movimentos, pensamentos, impulsos,
atitude, emoções, etc.
O ensino chega à mente:
ü
Pelos sentidos físicos.
ü
Pela inspiração divina.
ü
Pela revelação divina.
Não
confundir os dois últimos com a intuição, que é percepção direta
e imediata do conhecimento, independente de observação, experiência anterior ou
processos de raciocínio.
Para
termos uma idéia do papel e do valor dos sentidos no ensino, é bom saber que:
- Aprende-se 20% do que se ouve - A voz do professor tem grande influência aqui. Deve ter intensidade ideal e ser agradável.
- Aprende-se 50% do que se vê - Aqui tem grande importância a iluminação. A organização da sala também influi muito.
- Aprende-se 70% do que se examina ou se pesquisa.
- Aprende-se 90% do que se faz - Exemplo: cânticos com gestos, marchas, provas, testes, trabalhos manuais, desenhos, pesquisas, redações, mapas, etc.
- Aprende-se 90% do que se Fala - Exemplo: leitura recitativa de memória, perguntas, reconstituição da lição, temas desenvolvidos, discussão orientada, mesa redonda, exposição, etc.
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