domingo, 19 de outubro de 2014

O Professor e o Ensino na EBD



            Ensinar é despertar a mente do aluno e guiá-la no processo de aprendizagem. Aprendemos através da mente. É mostrar, explicar, guiar, comunicar. É ajudar a aprender, é moldar vidas. É motivar a mudança de uma conduta anterior.      
O professor espiritual e preparado é maior a necessidade da EBD, pois o êxito desta depende disso. Pois o mesmo completa o trabalho do evangelista ou pregador.

O Professor e o preparo da Lição
            O preparo da lição é um dos deveres semanais do professor, sendo o material constituído de:

  • A Bíblia - Para o estudo do texto da lição, contexto, referências.
  • A Revista do professor.
  • Apontamentos pessoas.
  • Livros de consulta e referência - Dicionários bíblicos, concordâncias, comentários. Mas deve-se tomar cuidado para não se tornar um simples eco ou reflexo dos livros.
  • Lições anteriores estudadas.
  • Ilustrações, fatos pessoais, e observações.

O preparo da lição deve ser feito tendo em vista a necessidade do aluno e não a do professor. O que interessa a um adulto não interessa (nem sempre) a um jovem ou a uma criança. Preparar a lição sem pensar nisso é ficar diante da classe "pregando no deserto". O professor deve preparar a lição tendo em mira três propósitos para com aluno:

1) O que desejo que meus alunos aprendam? Isto visa a mente do aluno. É o plano objetivo da lição.

2) O que desejo que meus alunos sintam? Visa a afetividade do aluno. É plano subjetivo da lição.

3) O que desejo que meus alunos façam? Visa a vontade do aluno aliada a prática. É o plano objetivo-subjetivo da lição.

 Etapas no preparo da lição

 Preparo do esboço da Lição.
            Este é necessário como recurso memorizado. Deve ter no maximo quatro pontos ou subtópicos. Deve apresentar unidade, coerência e progressão.
            Quando o esboço é mais bem detalhado e completo, é chamado também de plano de aula, isto é, escolher os métodos e o material de ensino que será adotado durante a lição.
 Preparo de trabalho para a classe.
            Questionário com 5 a 10 perguntas. Testes (há vários tipos de testes). Tarefas orais ou escritas para o próximo domingo. Pode ser pesquisa, trabalho manual, ou mini preleção dum ponto da revista ou versículo. Anúncios e comunicações de interesse da classe.
            Quanto tempo é necessário para o preparo da lição? Convém, neste caso, atentar para o disposto em Jr. 48. 10. O preparo da lição deve começar na segunda feira e prosseguir diariamente a semana inteira. O preparo de uma aula de 50 minutos não pode ser coisa de fim de semana.

 O Professor e a apresentação  da lição.      
            O professor deve chegar cedo. Pelo menos 5 minutos antes do início da EBD. Antes do estudo da lição, ele cuidara das seguintes tarefas:

  • Arrumação da sala de aula.
  • Boas vindas aos ouvintes.
  • Matrícula de novo alunos.

Etapas da Lição diante da classe

  • Introdução da Lição ..........................3 minutos.
Esse é o ponto de contato do professor com a classe. O fato utilizado para introdução deve ser bem apropriado: cumprimentos, oração, boas vindas. Em seguida, introduzir o assunto da lição fazendo seu relacionamento com as demais lições da série em estudo.
  • Explanação da Lição..........................30 minutos.
É o corpo da lição ou a aula, segundo o esboço preparado.
  • Verificação da Lição..............................5 minutos.
 É a recapitulação dos pontos e verdades da lição, seguida de perguntas e respostas. 
  • Aplicação da Lição................................7 minutos.
Esta é uma das partes mais importantes da lição. O conhecimento pessoal adquirido pelo aluno não terá valor algum em si mesmo se não for aplicado. Seu valor vem da sua utilidade imediata ou remota, quando aplicada pela pessoa que o tem. Uma forma de aplicação da lição pode ser o apelo na pregação.
  • Encerramento........................................5 minutos.
É entrega das tarefas e atividades, avisos sobre trabalhos especiais da Igreja e outros.
           
            O professor deve ter sua atenção voltada também para o tempo, pois só dispõe de 50 minutos para tudo, mas se souber dosar esse período ele será suficiente. Há professores que ignoram  isso, prosseguem falando, e acham que todo mundo está gostando. Mas não deve ser assim. Ao ouvir o sinal, procure parar logo.

Atividades de Apoio

            Fale-nos da importância que a EBD tem para a Igreja de Cristo.

extraído do curso médio em teologia CETADEB; Aluno Rerison Brazão

Nenhum comentário:

Postar um comentário