quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Estudo para os professores: Uma perspectiva minha




A alguns anos fui convidado para lecionar em uma classe de Escola Bíblica Dominical, fiquei muito feliz com o convite, só que tinha um porém, os professores precisavam participar de um “estudo” para poder ensinar no dia seguinte. Foi então que fiquei sabendo do “estudo para os professores”, nossa a expectativa era enorme, me fazia perguntas tais como: O que será que vou encontrar? Como irão me receber? Então chega o dia e finalmente conheci o famoso “estudo para os professores”. Um professor (o superintendente) lendo a lição e repassando a “turma” de alunos ilustres, eu simplesmente achei o máximo. Só que...

De um tempo para cá, muitas coisas mudaram, muitos superintendentes e muitos novos professores, mais uma coisa permanece quase imutável, o “estudo para os professores” ainda permanece o mesmo modelo de quando comecei. Fico me perguntado se já não é hora de começarmos a mudar o modelo (não as pessoas) do nosso estudo. 

Acredito que uma pessoa passa a frequentar algo porque gostou do que foi ensinado, e não por mera obrigação, isto tenho em mente: que não podemos força ninguém a ir, mais devemos sim incentivar a pessoa a participar. E a pessoa participará quando perceber que aquilo é importante. Esta visão deve permear o pensamento de todo o professor de EBD. É bem verdade que muitas das vezes o desanimo começa a querer tomar de conta, porém devemos lembrar o que Paulo disse aos cristãos de Roma, que quem quer ensinar deve dedicar-se ao ensino.

O “estudo para os professores” em hipótese alguma é algo ruim, porém acredito que o modelo (Um falando e os outros escutando) está parado no tempo. Logico que como toda a mudança traz um certo “medo”, porem ela se faz necessário e um dia terá que acontecer. É bem verdade ainda que existirá aqueles do populacho que nada mais sabem a não ser criticar, porém devemos fazer como fez Neemias e dizer que não podemos dar ouvidos, pois estamos fazendo uma grande obra.

Projeto: Por Uma EBD melhor

Por: Noé Gomes só mais um ilustre desconhecido.
fote :http://seeensinar.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário