terça-feira, 21 de agosto de 2018

COMO OBTER UMA VISÃO GERAL DE UM LIVRO DA BÍBLIA



Martinho Lutero, que começou a grande Reforma no século XVI, não apenas restituiu a Bíblia aos leigos, como também forneceu algumas sugestões práticas para o estudo da Bíblia. Certa vez, dis­se que estudava as Escrituras como colhia maçãs.1 Primeiramen­te, ele sacudia a macieira de forma que as frutas mais maduras caíssem ao chão (estudo da Bíblia como um todo). Depois, ele subia na árvore e agitava cada ramo (estudo de um livro inteiro). Então, ele passava para os ramos menores e sacudia cada um (es­tudo de um capítulo de livro). Em seguida, ele agitava cada um dos galhos mais finos (estudo de parágrafos e frases) e finalizava olhando debaixo de cada folha (estudo de palavras).
Os próximos três capítulos devem ser considerados como um todo, porque os três métodos discutidos são, na verdade, parte de um. Eles representam três estágios no estudo de um livro da Bíblia. Quando combinados, proporcionam o caminho mais abrangente
para estudar a Palavra de Deus. Eles exigem trabalho, esforço e tempo extras, mas podem recompensá-lo trazendo os melhores resultados.

Considerando que Deus revelou-se pela sua Palavra através de divisões que denominamos livros, devemos primeiramente estudá-los como um todo, então examinar suas partes cuidadosamente e, finalmente, reunir o material de estudo novamente para analisá-lo por inteiro. Portanto, a abordagem que usaremos é pesquisa, análise e síntese.

Em primeiro lugar, você faz uma pesquisa inicial do livro para compreendê-lo como um todo; esta parte do estudo é sua "visão telescópica". Depois, você desmembra-o, capítulo por capítulo, e faz uma análise detalhada de cada um, verificando todos os deta­lhes como se observasse por um microscópio. Finalmente, você sintetiza o livro e elabora seu esboço. O processo se move do con­junto para o detalhe e retorna para o conjunto.

• Pesquisa — Obtenha uma visão panorâmica do livro.
• Análise — Em cada capítulo, estude tudo detalhadamente.
         • Síntese—Junte tudo novamente e tire algumas conclusões

Rerison Brazão:

Nenhum comentário:

Postar um comentário