A construção
começa pelo alicerce. Como nosso alvo é construir Cristo na vida das
pessoas,começamos pelo alicerce, que são as crianças de 2 a 3 anos. Neste
artigo, gostaríamos de ver suas características, e as maneiras como
conseguiremos alcançá-las, usando a Palavra de Deus.
Isto talvez
soe estranho aos ouvidos de alguns, porém a verdade é que a criança nesta idade
pode captar muitas verdades acerca de Deus, por causa do instinto da busca de
Deus que existe em todo ser humano. Damos muita importância a esta idade porque
dela Deus pode receber muito louvor.
FISICAMENTE
Estão
crescendo rapidamente. Seus músculos exigem ação, por isso são turbulentos.
Cansam-se com facilidade e necessitam de longos períodos de descanso.
2 anos: a
criança age impulsionada pelos músculos maiores mas cai quando tenta
andar rapidamente. Quebra tudo que tenta alcançar porque os músculos menores não
se desenvolveram e não há uma perfeita coordenação motora. Por isso, todos os
brinquedos devem ser fortes, grandes eleves.
Gosta de
enfileirar objetos: blocos, cadeiras, brinquedos, etc.
É hora de
ensiná-la a usar o vasinho para suas necessidades físicas. Paciência e calma
são essenciais nessa fase.
3 anos: os
músculos menores estão mais desenvolvidos. Tem uma coordenação motor a
mais equilibrada. Consegue equilibrar-se e controlar o próprio corpo. Por isso,
com frequência, ela pula de um lugar mais alto; pendura-se na mesa, na maçaneta
e até no seu braço. Não fique bravo por isso.Sob sua supervisão, deixe-a
dependurar-se e balançar-se, pois isto faz parte de seu crescimento normal. Não
seja um empecilho para o seu crescimento.
Use carinhos
com gestos tais que ela possa participar livremente. Ex.: história da criação:
Deus fez alua - as crianças fazem um círculo com as mãos. Deus fez as estrelas
- mexer com os dedinhos. Deus fez tudo isso e colocou no céu - apontar o dedinho
indicador para o céu. Deus fez o sol - fazer o círculo com as mãos; as árvores -
erguer as duas mãos para cima; as flores - abaixar até o chão. Ospassarinhos
voam no céu que Deus fez - usando as mãos, fazer de conta que estão voando.
Gosta de
brincar com blocos, argolas de plástico, latinhas, etc., mas além de enfileirar
já conseguente bem empilhar os brinquedos.
Tanto as
crianças de dois anos como as de três adoecem com facilidade - o ambiente da
sala deve seró mais sadio possível para evitar contágios.
MENTALMENTE
São curiosos
e investigadores, por estarem começando a conhecer as maravilhas que Deus
criou.
2 anos: sua
atenção é limitada - um minuto a dois, no máximo; a mente cansa-se logo; fala
pouco, mas entende quase tudo. Não tem a habilidade de fazer perguntas, nem
observações engenhosas. Devemos nos lembrar de variar as atividades, contar
histórias ou falar rapidamente sem entrar em detalhes, e não esperar que ela
participe ativamente da aula, respondendo a todas as perguntas e nem
perguntando. Ela entende mais do que fala.
Como ensinar
uma criança nessa idade? A melhor maneira é usar a conversação dirigida, isto
é, conduzir cuidadosamente a conversa e o pensamento da criança na direção de
uma verdade bíblica ou do objetivo da lição. Ex.: quando ela conseguir virar a
página de um livro, dizer que Deus fez suas mãos e é por isso que ela consegue
mexer naquele livro. Quando uma criança aparecer com uma blusa bonita dizer:
"Como Deus é bom de ter feito um pano tão macio e quentinho. Vamos
agradecer a Deus por esta blusa." Durante um passeio pelo jardim da
igreja, a criança pode querer tirar a blusa porque ficou com calor. Aproveitar,
então, para dizer: "Você já imaginou se Deus não tivesse feito o sol?
Morreríamos de frio."
3 anos: "O que é isso?" É a
pergunta mais comum entre elas. Não tem noção dos dias da semana; gosta de
repetições; fala mais palavras. Gosta de explorar o desconhecido - quebra a asa
do avião para ver o que tem dentro. Arranca a perninha dos bichinhos para ver
de que é feita. Para aproveitar essa curiosidade aguçada, prepare uma mesa com
as coisas que Deus fez e vá sempre acrescentando mais objetos. Deixe a mesa sempre
coberta com plástico para evitar estragos.
A criança
fala através de frases, mas sua mente está, geralmente, adiante do que diz. Não
a ajude nema apresse para encontrar palavras. Ouça pacientemente, custe o que custar.
Por causa da infiltração da TV e sua maneira marcante de comunicar, as crianças
dessa idade, hoje, falam muito mais que no passado. MESMO ASSIM NUNCA SE
ESQUEÇA DE QUE ELA TEM APENAS TRÊS ANOS E É UMA CRIANÇA.
SOCIAL E
EMOCIONALMENTE
São
sensíveis. Gostam de falar de agradar e de serem agradadas. Precisam da atenção
de todo omundo. Chamam a atenção de todos sendo ou muito boas ou rebeldes
demais: gritam, choram,são egoístas ao extremo, etc. Conseguem perceber o humor
do professor pelo timbre de voz, sorrisoe contato corporal.
2 anos: certos
incidentes ficam gravados na memória da criança para sempre. Ela pode não
quererir à escola dominical porque um amigo bateu nela na saída, ou porque teve
uma impressão má da professora. Todas as vezes que sabe que terá de ir à igreja
começa a chorar. Demora muito para se ambientar em uma nova situação. Ela se
retrai e torna-se agressiva. Ex.: quando se separa da mãe, pela primeira vez,
para ir à sua classe, chora porque pensa que vai perdê-La ou que ela vai
embora. Leve-a até à classe da mãe e mostre-lhe que ela ainda está lá. Após
várias tentativas, se não se acostumar com a ideia de separar-se da mãe, traga
um guarda-chuva ou capa ou bolsa da mãe e deixe-a na sua classe. Assim a
criança vai sentir que ela não foi embora. Nunca diga: "Você é um menino
grande e ainda está chorando? Veja todas as crianças ao seu redor olhando. Você
não tem vergonha?" Antes, abrace a criança que tem o nariz escorrendo e os
olhos cheios de lágrimas, limpe-os com um lenço, mostre a ela um brinquedo,
figura ou livro. Ela precisa de segurança. Ela se sente mais segura e ajustada
na escola dominical quando é saudada todos os domingos pela mesma professora. .
Não consegue
ainda brincar com o grupo. Ela brinca sozinha no meio do grupo. Nunca espere
quetodos brinquem com ela. Ela não sabe brincar em conjunto.
3 anos:
gosta de estar entre outras pessoas. Não tem muito problema para ficar longe da
mãe, seconseguir se ajustar ao meio ambiente. Também gosta de brincar sozinha
no meio de todos, mas já consegue brincar com os outros. É egoísta - pode
derrubar os blocos empilhados por outro menino, para aumentar sua própria
construção. Pode pegar as bolachas e colocar a maioria na boca, só para não dar
para os outros. Por outro lado, gosta de ajudar os outros e sente alegria em
fazê-Lo. Ex.: dá sua boneca para a menina que está chorando e diz palavras de
consolo.
Não gosta de
ser mandada, mas fará muitas coisas você as sugerir de maneira clara e
diretiva. Ex.:"olhem o relógio; está na hora de guardar as bonecas na
cama, os blocos dentro das caixas. Tique-taque, tique-taque, vamos todos
trabalhar. Tique-taque, tique-taque, um pouco mais, um pouco mais e descansar.
Tique-taque, tique-taque, um pouco ali, um pouco aqui, e terminar. Obrigada, obrigada,
e até outro dia começar. "
ESPIRITUALMENTE
Por causa do
instinto de busca que existe no ser humano ela deseja e tem sede de conhecer o
Deus vivo e atuante. Ela aprende a conhecer a Deus através das palavras e ações
das pessoas que a cercam.
2 anos: tem
capacidade para entender e experimentar o amor de Deus. Ex.: dizer: "Deus
me ama e quer que eu O ame também. Deus fica contente quando eu ajudo outras
pessoas. Deus toma conta de mim. Deus fez todas as coisas. Ele me ouve e
entende quando eu canto e oro."
A criança
aprende essas verdades ouvindo, vendo e experimentando. Leva tempo para ela
ganhar noção de uma verdade, mas um pouco aqui, um pouco ali, e ela consegue
aprender. (Is28:10,13.) Gosta de orar e dizer palavras simples para Deus;
aprende a agradecer a Deus quando as pessoas a seu redor assim o fazem, dando
graças a Deus por todas as coisas. (Ef5:20.) Ex.: "Vamos agradecer a Deus
porque João está só resfriado e não precisou ir para o hospital, e porque no
próximo domingo ele já estará aqui para aprender das coisas de Deus." A
prova de que ela aprende é que, durante a semana, ela tenta cantarolar os
corinhos aprendidos. Desafina e inventa palavras, mas canta com alegria.
A Bíblia se
tornará um livro especial se a professora e os pais assim lhe ensinarem,
falando-lhe sobre a Bíblia ou deixando que ela a carregue com cuidado e respeito.
Ex.: dizer: "Eu vou segurar seu dedinho e colocá-lo sobre a Bíblia no
lugar que diz: 'Deus me fez' - Jó 33:4." Assim ela vai aprendendo as
coisas de Deus.
3 anos: seu
interesse por Deus continua crescendo. Gosta de ouvir contar que Deus criou
tudo: flores, frutos, sol, chuva, noite e dia, e os animais. Nessa época,
comece a ensinar que Deus criou o corpo. Ex.: "Deus não foi bom de nos dar
mãos fortes para podermos colocar os blocos dentro da caixa? Deusnos deu
ouvidos e por isso podemos ouvir esta bonita música que fala de Jesus, não
é?" Mesmo olhar pela janela num domingo chuvoso pode dar ocasião para uma
conversa: "Deus é bom de dar esta chuva tão boa que ajuda as plantas a
crescerem. Vamos agradecer a Deus por esta chuva."
Não entende
ainda as coisas abstratas; por isso deve-se tomar muito cuidado durante a
conversa.Na hora de apresentar Cristo como Salvador, é perigoso dizer: "Você
tem que aceitar Cristo como Salvador" ou "Cristo morreu como
substituto para seus pecados." Ou então: "Cristo está agora no seu
coração". Pode-se e deve-se falar estas coisas sobre Jesus, mas deve-se
explicá-las sem simbolismo.
Procure
sempre certificar-se, após a decisão, se ela entendeu a mensagem ou não. Se ela
não entendeu, pode explicar novamente, mas não force sua compreensão. Um dia,
não demora, ela vai entender tudo motivada pelo próprio Espírito de Deus, pois,
como Jesus mesmo disse em Mateus 18:14: "Assim, pois, não é da vontade de
vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos."
Cuidemos,
pois, da criança de hoje, e estaremos garantindo o desenvolvimento do homem
de amanhã.
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