domingo, 26 de julho de 2015

Rol de berço



A construção começa pelo alicerce. Como nosso alvo é construir Cristo na vida das pessoas,começamos pelo alicerce, que são as crianças de 2 a 3 anos. Neste artigo, gostaríamos de ver suas características, e as maneiras como conseguiremos alcançá-las, usando a Palavra de Deus.
Isto talvez soe estranho aos ouvidos de alguns, porém a verdade é que a criança nesta idade pode captar muitas verdades acerca de Deus, por causa do instinto da busca de Deus que existe em todo ser humano. Damos muita importância a esta idade porque dela Deus pode receber muito louvor.

FISICAMENTE
Estão crescendo rapidamente. Seus músculos exigem ação, por isso são turbulentos. Cansam-se com facilidade e necessitam de longos períodos de descanso.
2 anos: a criança age impulsionada pelos músculos maiores mas cai quando tenta andar rapidamente. Quebra tudo que tenta alcançar porque os músculos menores não se desenvolveram e não há uma perfeita coordenação motora. Por isso, todos os brinquedos devem ser fortes, grandes eleves.
Gosta de enfileirar objetos: blocos, cadeiras, brinquedos, etc.
É hora de ensiná-la a usar o vasinho para suas necessidades físicas. Paciência e calma são essenciais nessa fase.
3 anos: os músculos menores estão mais desenvolvidos. Tem uma coordenação motor a mais equilibrada. Consegue equilibrar-se e controlar o próprio corpo. Por isso, com frequência, ela pula de um lugar mais alto; pendura-se na mesa, na maçaneta e até no seu braço. Não fique bravo por isso.Sob sua supervisão, deixe-a dependurar-se e balançar-se, pois isto faz parte de seu crescimento normal. Não seja um empecilho para o seu crescimento.
Use carinhos com gestos tais que ela possa participar livremente. Ex.: história da criação: Deus fez alua - as crianças fazem um círculo com as mãos. Deus fez as estrelas - mexer com os dedinhos. Deus fez tudo isso e colocou no céu - apontar o dedinho indicador para o céu. Deus fez o sol - fazer o círculo com as mãos; as árvores - erguer as duas mãos para cima; as flores - abaixar até o chão. Ospassarinhos voam no céu que Deus fez - usando as mãos, fazer de conta que estão voando.
Gosta de brincar com blocos, argolas de plástico, latinhas, etc., mas além de enfileirar já conseguente bem empilhar os brinquedos.
Tanto as crianças de dois anos como as de três adoecem com facilidade - o ambiente da sala deve seró mais sadio possível para evitar contágios.

MENTALMENTE
São curiosos e investigadores, por estarem começando a conhecer as maravilhas que Deus criou.
2 anos: sua atenção é limitada - um minuto a dois, no máximo; a mente cansa-se logo; fala pouco, mas entende quase tudo. Não tem a habilidade de fazer perguntas, nem observações engenhosas. Devemos nos lembrar de variar as atividades, contar histórias ou falar rapidamente sem entrar em detalhes, e não esperar que ela participe ativamente da aula, respondendo a todas as perguntas e nem perguntando. Ela entende mais do que fala.
Como ensinar uma criança nessa idade? A melhor maneira é usar a conversação dirigida, isto é, conduzir cuidadosamente a conversa e o pensamento da criança na direção de uma verdade bíblica ou do objetivo da lição. Ex.: quando ela conseguir virar a página de um livro, dizer que Deus fez suas mãos e é por isso que ela consegue mexer naquele livro. Quando uma criança aparecer com uma blusa bonita dizer: "Como Deus é bom de ter feito um pano tão macio e quentinho. Vamos agradecer a Deus por esta blusa." Durante um passeio pelo jardim da igreja, a criança pode querer tirar a blusa porque ficou com calor. Aproveitar, então, para dizer: "Você já imaginou se Deus não tivesse feito o sol? Morreríamos de frio."
3 anos: "O que é isso?" É a pergunta mais comum entre elas. Não tem noção dos dias da semana; gosta de repetições; fala mais palavras. Gosta de explorar o desconhecido - quebra a asa do avião para ver o que tem dentro. Arranca a perninha dos bichinhos para ver de que é feita. Para aproveitar essa curiosidade aguçada, prepare uma mesa com as coisas que Deus fez e vá sempre acrescentando mais objetos. Deixe a mesa sempre coberta com plástico para evitar estragos.
A criança fala através de frases, mas sua mente está, geralmente, adiante do que diz. Não a ajude nema apresse para encontrar palavras. Ouça pacientemente, custe o que custar. Por causa da infiltração da TV e sua maneira marcante de comunicar, as crianças dessa idade, hoje, falam muito mais que no passado. MESMO ASSIM NUNCA SE ESQUEÇA DE QUE ELA TEM APENAS TRÊS ANOS E É UMA CRIANÇA.

SOCIAL E EMOCIONALMENTE
São sensíveis. Gostam de falar de agradar e de serem agradadas. Precisam da atenção de todo omundo. Chamam a atenção de todos sendo ou muito boas ou rebeldes demais: gritam, choram,são egoístas ao extremo, etc. Conseguem perceber o humor do professor pelo timbre de voz, sorrisoe contato corporal.
2 anos: certos incidentes ficam gravados na memória da criança para sempre. Ela pode não quererir à escola dominical porque um amigo bateu nela na saída, ou porque teve uma impressão má da professora. Todas as vezes que sabe que terá de ir à igreja começa a chorar. Demora muito para se ambientar em uma nova situação. Ela se retrai e torna-se agressiva. Ex.: quando se separa da mãe, pela primeira vez, para ir à sua classe, chora porque pensa que vai perdê-La ou que ela vai embora. Leve-a até à classe da mãe e mostre-lhe que ela ainda está lá. Após várias tentativas, se não se acostumar com a ideia de separar-se da mãe, traga um guarda-chuva ou capa ou bolsa da mãe e deixe-a na sua classe. Assim a criança vai sentir que ela não foi embora. Nunca diga: "Você é um menino grande e ainda está chorando? Veja todas as crianças ao seu redor olhando. Você não tem vergonha?" Antes, abrace a criança que tem o nariz escorrendo e os olhos cheios de lágrimas, limpe-os com um lenço, mostre a ela um brinquedo, figura ou livro. Ela precisa de segurança. Ela se sente mais segura e ajustada na escola dominical quando é saudada todos os domingos pela mesma professora. .
Não consegue ainda brincar com o grupo. Ela brinca sozinha no meio do grupo. Nunca espere quetodos brinquem com ela. Ela não sabe brincar em conjunto.
3 anos: gosta de estar entre outras pessoas. Não tem muito problema para ficar longe da mãe, seconseguir se ajustar ao meio ambiente. Também gosta de brincar sozinha no meio de todos, mas já consegue brincar com os outros. É egoísta - pode derrubar os blocos empilhados por outro menino, para aumentar sua própria construção. Pode pegar as bolachas e colocar a maioria na boca, só para não dar para os outros. Por outro lado, gosta de ajudar os outros e sente alegria em fazê-Lo. Ex.: dá sua boneca para a menina que está chorando e diz palavras de consolo.
Não gosta de ser mandada, mas fará muitas coisas você as sugerir de maneira clara e diretiva. Ex.:"olhem o relógio; está na hora de guardar as bonecas na cama, os blocos dentro das caixas. Tique-taque, tique-taque, vamos todos trabalhar. Tique-taque, tique-taque, um pouco mais, um pouco mais e descansar. Tique-taque, tique-taque, um pouco ali, um pouco aqui, e terminar. Obrigada, obrigada, e até outro dia começar. "


ESPIRITUALMENTE
Por causa do instinto de busca que existe no ser humano ela deseja e tem sede de conhecer o Deus vivo e atuante. Ela aprende a conhecer a Deus através das palavras e ações das pessoas que a cercam.
2 anos: tem capacidade para entender e experimentar o amor de Deus. Ex.: dizer: "Deus me ama e quer que eu O ame também. Deus fica contente quando eu ajudo outras pessoas. Deus toma conta de mim. Deus fez todas as coisas. Ele me ouve e entende quando eu canto e oro."
A criança aprende essas verdades ouvindo, vendo e experimentando. Leva tempo para ela ganhar noção de uma verdade, mas um pouco aqui, um pouco ali, e ela consegue aprender. (Is28:10,13.) Gosta de orar e dizer palavras simples para Deus; aprende a agradecer a Deus quando as pessoas a seu redor assim o fazem, dando graças a Deus por todas as coisas. (Ef5:20.) Ex.: "Vamos agradecer a Deus porque João está só resfriado e não precisou ir para o hospital, e porque no próximo domingo ele já estará aqui para aprender das coisas de Deus." A prova de que ela aprende é que, durante a semana, ela tenta cantarolar os corinhos aprendidos. Desafina e inventa palavras, mas canta com alegria.
A Bíblia se tornará um livro especial se a professora e os pais assim lhe ensinarem, falando-lhe  sobre a Bíblia ou deixando que ela a carregue com cuidado e respeito. Ex.: dizer: "Eu vou segurar seu dedinho e colocá-lo sobre a Bíblia no lugar que diz: 'Deus me fez' - Jó 33:4." Assim ela vai aprendendo as coisas de Deus.
3 anos: seu interesse por Deus continua crescendo. Gosta de ouvir contar que Deus criou tudo: flores, frutos, sol, chuva, noite e dia, e os animais. Nessa época, comece a ensinar que Deus criou o corpo. Ex.: "Deus não foi bom de nos dar mãos fortes para podermos colocar os blocos dentro da caixa? Deusnos deu ouvidos e por isso podemos ouvir esta bonita música que fala de Jesus, não é?" Mesmo olhar pela janela num domingo chuvoso pode dar ocasião para uma conversa: "Deus é bom de dar esta chuva tão boa que ajuda as plantas a crescerem. Vamos agradecer a Deus por esta chuva."
Não entende ainda as coisas abstratas; por isso deve-se tomar muito cuidado durante a conversa.Na hora de apresentar Cristo como Salvador, é perigoso dizer: "Você tem que aceitar Cristo como Salvador" ou "Cristo morreu como substituto para seus pecados." Ou então: "Cristo está agora no seu coração". Pode-se e deve-se falar estas coisas sobre Jesus, mas deve-se explicá-las sem simbolismo.
Procure sempre certificar-se, após a decisão, se ela entendeu a mensagem ou não. Se ela não entendeu, pode explicar novamente, mas não force sua compreensão. Um dia, não demora, ela vai entender tudo motivada pelo próprio Espírito de Deus, pois, como Jesus mesmo disse em Mateus 18:14: "Assim, pois, não é da vontade de vosso Pai celeste que pereça um só destes pequeninos."

Cuidemos, pois, da criança de hoje, e estaremos garantindo o desenvolvimento do homem de amanhã.

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