domingo, 17 de maio de 2015

Socorro! Sou professor da escola dominical:

SEJA PONTUAL E ASSÍDUO




Ao chegarem na classe, os alunos precisam ser saudados pelo professor. Ele é sempre o primeiro a chegar. Já preparou o ambiente para o ensino do dia, já verificou se tudo está em ordem: giz, tomadas, transparências, posição das carteiras, iluminação, material didático etc. O professor deve começar e terminar sua aula sempre no horário estabelecido, deve evitar atrasos e prolongamentos desnecessários.
Se precisar faltar um dia, por motivo muito justo e absolutamente necessário, deve preparar a classe para a sua ausência, informando com antecedência quem o estará substituindo e preparando seu substituto para que aja da mesma forma, cumprindo o horário. A pontualidade e a assiduidade do professor é elemento motivador para a pontualidade e assiduidade dos alunos. Quando o professor não leva a sério este aspecto do seu trabalho, a tendência é que os alunos façam o mesmo e ainda critiquem-no pela falta de compromisso demonstrada.

DÊ AULAS CRIATIVAS E DINÂMICAS
Acima discorremos acerca de como é horrível assistir a uma aula de um professor despreparado.
É muito desagradável participar, também, de aula chata, monótona, onde o professor fala o tempo todo e de forma morosa. Ninguém agüenta! É horrível! Vivemos na época da velocidade, da instantaneidade, da agilidade de informação e da automação em todos os segmentos da sociedade. Não se pode suportar letargia na docência da Escola Dominical. As aulas precisam ser criativas, o professor tem de colocar a cabeça para funcionar e pensar sobre formas atraentes e bem humoradas de ministrar a Palavra aos seus alunos.

As aulas precisam ser dinâmicas. O professor não pode ficar estático na classe. Movimentação, uso dos recursos já apresentados, novidades, tudo isso reacende a atenção dos alunos. Você já reparou que um comercial de TV dura entre 15 e 30 segundos, já percebeu que neste curtíssimo espaço de tempo as agências de publicidade lançam mão de tudo que podem para prender a atenção do telespectador: música, movimento, cenas rápidas, palavras escritas etc. Você já observou que no telejornalismo, o repórter muda de foco (para a direita, para a esquerda, mais de perto e mais de longe) a cada 10 ou 15 segundos? Está provado que para prender a atenção dos alunos num mesmo ambiente durante 50 minutos se faz necessário muito dinamismo, caso contrário a aula fica chata e indesejada

Nenhum comentário:

Postar um comentário