sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Esdras: Uma visão Panorâmica do livro:






O livro é intitulado com o nome de seu autor e principal personagem. Por serem os livros de Esdras , Neemias e Ester tão intimamente relacionados, tratando do mesmo período, comentamos, aqui, os principais acontecimentos neles contidos, para que o estudante possa ver, de relance, a história do período que se seguiu ao cativeiro.

·    
O regresso dos desterrados sob o comando de Zorobabel, 536 a.C.
·     A reconstrução do templo, 535 a.C.
·     O ministério dos profetas Ageu e Zacarias, 520 a.C.
·     A dedicação do templo 512 a.C.
·     Os acontecimentos nos livros de Ester, 478 - 473 a.C.
·     Esdras visita Jerusalém, 458 a.C.
·     Neemias é enviado a Jerusalém e reconstrói os muros, 446 a.C.

A idéia predominante de Esdras é a restauração. Uma comparação entre Reis e Crônicas exporá o descrito acima. Reis e Crônicas registram a destruição do templo de Israel; Esdras, a sua reconstrução. Um apresenta o quadro escuro de uma nação corrompida pela idolatria, o outro uma nação completamente purificada do culto idólatra. Um registra o descuido da Lei, o outro, a sua restauração, em seu devido lugar, no coração do povo. Um registra a mistura de Israel com os pagãos, o outro, a separação completa de Israel da influência e dos costumes pagãos.
Esdras dá uma lição admirável da fidelidade de Deus, fiel a Sua promessa (Jr 29:10-14), Ele estende a Sua mão para reconduzir o povo a sua terra, e ao fazê-lo, usa os reis pagãos - Ciro, Dario e Artaxerxes -  como seus instrumentos.

 O regresso sob Zorobabel
            Ciro foi o rei da Pérsia que derrotou o império babilônico, como cumprimento da profecia divina (Is 14:22 / Jr. 27:7 /Dn5:28). Seu decreto, permitindo o regresso dos judeus, foi predito por Isaías, o qual chamou Ciro por seu nome duzentos anos antes do nascimento deste, referindo-se a ele como o libertador do povo de Deus e o reconstrutor do templo (Is 44:28 / 45:1-4).
            Josefo, historiador judeu, relata-nos que Daniel mostrou essas profecias a Ciro, e que o monarca ficou tão impressionado por elas, e tão bem disposto para com o povo cativo, que publicou um decreto permitindo o seu regresso.                  

Nenhum comentário:

Postar um comentário