domingo, 5 de outubro de 2014

As bem-aventuranças do Sermão da Montanha



Classificadas em dois grupos:

1° - Atitudes Pessoais   (5:3-6)
a.         humildade  - os humildes de espírito
b.        Penitente    - os que choram
c.         Manso        - os mansos
d.        Justo           - os que têm fome e sede de justiça.

2° - Atitudes Beneficentes  (5:7-12).
a. Misericórdia           - para os menos afortunados.
b. Pureza de coração  - para com a própria pessoa.
c. Paz                          - para com os que agitam e perturbam.
d. Sofrimento             -  por causa dos inimigos, por causa da justiça.



Jesus está ensinando o nosso dever em manter atitudes espirituais nobres e puras; Precisamos ser uma bênção para o próximo, socorrer os pobres e amar os que nos perseguem. Devemos ser sal da terra e luz do mundo. Como sal, podemos levar os impuros de coração a sentirem sede de Deus; como luz, refletimos a glória de Deus, e revelamos as Suas obras.

Podemos notar no quinto capítulo, várias vezes, as palavras: “ouvistes o que foi dito” (5:21, 27, 33, 38, 43). É Jesus falando sobre a lei, revelando que Ele veio para cumprir a lei; é Jesus ensinando que somente Ele, o Messias, é capaz de cumprir toda a lei. Concluindo Suas palavras sobre a lei, Cristo exorta: ”Amai os vossos inimigos” – “Sede vós perfeitos”. Se quisermos ter parte no Reino de Deus, não será através da lei que poderemos alcançá-la, mas somente através do amor de Jesus. Cristo cumpriu a lei, pela força humana nunca conseguiremos tal coisa, todavia, isto é possível mediante nossa total submissão a Cristo. Façamos de Jesus nosso padrão, e assim teremos alegria, satisfação, retidão e saúde espiritual.


No capítulo 6, Cristo denuncia a religião falsa e pretensiosa dos hipócritas. Ele nos adverte para que, ao darmos esmolas, ao orarmos, ao jejuarmos, o façamos de maneira cristã, para que possamos ser abençoados.

O conteúdo da oração modelo que Jesus ensinou, fala da nossa estreita comunhão com o Pai. Deus é nosso Pai, e como filhos, podemos nos achegar a Ele confiadamente, quando oramos (Jo 16:23-24).

O Messias terminou o Sermão da Montanha (6:19-34; 7:1-29) mostrando o caminho verdadeiro quanto ao nosso viver. Não podemos servir a Deus e a Mamom (dinheiro), ao mesmo tempo. Devemos procurar a direção divina através do pedir, buscar, e bater. Devemos ser bondosos e amorosos para com os outros, pois nosso Pai tem toda bondade e amor para conosco. Afastemo-nos do caminho largo, dos falsos profetas e das religiões falsas.


Ao concluir, Jesus, o Seu sermão, a multidão estava maravilhada da Sua doutrina. Contrastando-o com os escribas, notaram que Ele ensinava com autoridade divina. Não nos detenhamos somente na admiração diante dos ensinamentos de Cristo; procuremos vivê-los em nossa vida, diariamente. São verdades fundamentais par o nosso viver diário (Tg. 1:22).

POR RERISON BRAZÃO

Nenhum comentário:

Postar um comentário