EFÉSIOS
4.11,12
11 E ele mesmo concedeu uns para apóstolos,
outros para profetas, outros para
evangelistas, e outros para pastores e mestres,
12
Com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço, para
a edificação do corpo de Cristo.
1 CORÍNTIOS 12.28
28 A uns estabeleceu Deus na igreja,
primeiramente apóstolos, em segundo lugar profetas, em terceiro lugar mestres,
depois operadores de milagres, depois dons de curar, socorros, governos,
variedades de línguas.
A.
A Palavra "evangelista" ocorre só três vezes no Novo Testamento.
1. Em Efésios 4.11, citado acima.
2. Em Atos 21.8, a Bíblia fala de "Filipe,
o evangelista".
3. Em 2 Timóteo 4.5, Paulo disse a Timóteo, que
era o pastor de uma igreja do Novo Testamento naquele tempo, para "fazer o
trabalho de um evangelista".
B.
O
significado da palavra "evangelista" é: alguém que traz o
Evangelho (as boas-novas); um mensageiro de boas notícias.
C.
O evangelista traz a mensagem da graça redentiva de Deus.
D.
O tema favorito do evangelista é a salvação em sua forma mais simples.
E. O único exemplo no Novo Testamento que temos
de um evangelista é o de Filipe. O ministério de Filipe é o modelo porque é o
único que Deus nos deu.
1.
Filipe tinha só uma mensagem, e a mensagem era Jesus Cristo.
a. A mensagem de Filipe para Samaria:
ATOS 8.5
5 Filipe, descendo à cidade de Samaria,
ANUNCIAVA-LHES A CRISTO.
b. A mensagem de Filipe para o Eunuco
ATOS 8.35
35 Então Filipe explicou; e, começando
por esta
passagem da Escritura, ANUNCIOU-LHE A
JESUS.
c. Uma característica notável dos evangelistas é
essa: não importa por qual parte da Escritura comecem, eles sempre pregam
Jesus. Este é o chamado deles. Esta é a mensagem deles.
F. O equipamento sobrenatural que acompanha o
ministério do evangelista inclui "milagres" e "dons de
curar".
1.
É evidente que o evangelista tem um comissionamento direto do Senhor (Ef 4.11).
Em 1 Co 12.28, o evangelista não é mencionado pelo seu nome. (Nem o pastor é
mencionado pelo seu nome. O apóstolo, profeta e mestre o são. Porém o evangelista
e o pastor não são.)
2. Eu creio que o evangelista está em 1 Co 12.28
quando diz "milagres" e "dons de curar".
a. Milagres e dons de curar também podem estar
presentes em outros ofícios, mas nós sabemos do único modelo do Novo
Testamento, Filipe, que eles devem acompanhar o ministério do
evangelista.
ATOS
8.5-8
5 Filipe, descendo à cidade de Samaria,
anunciava-lhes a Cristo.
6
As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia, ouvindo-as e vendo
os sinais que ele operava.
7 Pois os espíritos imundos de muitos possessos
saíam gritando em alta voz; e muitos paralíticos e coxos foram curados.
8
E houve grande alegria naquela cidade.
b. As curas
seguiram a pregação de Cristo. Se, conforme a Escritura diz, ele tomou sobre
si nossas enfermidades e as nossas dores levou sobre si, então não podemos
pregar o Evangelho em sua plenitude sem que esta verdade também seja
anunciada.
3. Na minha opinião, muitos daqueles a quem
chamamos "evangelistas" são, na realidade, "exortadores".
a. Há o ministério de exortação (Rm 12.8).
b. Um exortador exorta as pessoas a serem
salvas.
c. O equipamento sobrenatural de milagres e dons
de curar não segue o ministério de exortação.
d. É possível que alguém comece como um
exortador e, à medida que se prove fiel, Deus o chame mais tarde para ser um
evangelista.
G.
Se o dom de Deus ou comissionamento do evangelista está em alguém, a pessoa não
precisa suplicar para ser evangelista; então haverá uma forte chama no íntimo
dessa pessoa incitando-a para a pregação do Evangelho.
1. Filipe começou como diácono (ministério de
socorros ou auxílio) na igreja (At 6.1-6). Os apóstolos ordenaram Filipe como
diácono, mas não lhe deram nenhum comissionamento para evangelizar. Contudo,
nós o vemos em Samaria com este dom celestial queimando em seu espírito,
incitando-o a pregar o Evangelho com resultados gloriosos.
2. Paulo disse: porque ai de mim se não
pregar o Evangelho! (1 Co 9.16). Se alguém tem um chamado divino queimando
dentro em si, não importa qual seja a ofício, dirá como Paulo: "porque ai
de mim se não pregar o Evangelho!"
3. Deus comissionou Jeremias para profetizar
contra Israel. Também lhe disse que ninguém o ouviria — ele não teria nenhum
convertido. Jeremias ficou aborrecido e disse uma vez: "Não o farei mais.
Não falarei mais em Seu Nome" (Nós diríamos: "Não pregarei
mais"). Mas então, Jeremias disse: sua palavra estava no meu coração
como fogo ardente, encerrado nos meus ossos... (Jr 20.9 KJV)
H.
As marcas do evangelismo verdadeiro conforme evidenciados no ministério de
Filipe, nosso único modelo do Novo Testamento:
1. Proclamação sobrenatural.
a. Havia algo para ver e ouvir no ministério de
Filipe. As multidões atendiam, unânimes, às coisas que Filipe dizia,
ouvindo-as e vendo os sinais que ele operava (Atos 8.6).
b. Filipe, o evangelista, estava equipado
com dons espirituais particulares, necessários ao seu ministério — operação
de milagres e dons de curar. A exibição desses dons espirituais através dele é
a melhor maneira da proclamação do Evangelho.
2. No verdadeiro evangelismo deve haver
pregação da Palavra de Deus.
a. No ministério do evangelista, a pregação da
Palavra de Deus é essencial.
b. O poder de Deus irá atrair uma multidão.
Curas e milagres prendem a atenção. Mas as pessoas só são salvas depois de
ouvirem a Palavra e crerem.
ATOS
8.12
12
Mas quando creram na pregação de Filipe a respeito das coisas concernentes ao
reino de Deus, e a respeito do nome de Jesus, foram batizados, tanto homens
quanto mulheres.
1) Curas e milagres são mencionados no
início (v.6,7). Eles viram essas coisas. Mas a Bíblia não diz que eles creram
quando viram; ela diz que eles foram salvos: Mas quando creram na pregação
de Filipe...
2)
Ninguém foi salvo antes de Filipe pregar. Eles foram salvos como resultado da
pregação de Filipe.
c. Paulo disse a Timóteo (e lembre-se que ele
também lhe disse para fazer o trabalho de um evangelista): Prega a palavra (2
Tm 4.2).
d. Somente a pregação da Palavra afeta a vontade
do pecador.
3. Decisão individual.
a. A conversão é uma decisão pessoal. É algo
pessoal entre o espírito humano e Deus.
b. Deus quer nos mostrar algo quando, após o
relato das conversões em massa em Samaria, Ele encerra o capítulo com a
conversa entre o evangelista e o etíope — uma única pessoa.
c. O dom supremo de um evangelista é a
capacidade sobrenatural de levar uma alma à decisão por Cristo.
4. A necessidade que o evangelista tem dos
outros ministérios.
a. Os vários ministérios dados por Cristo são
dependentes uns dos outros para que venham a obter resultados que permaneçam.
b. O envio de Pedro e João a Samaria foi muito
importante (para que os resultados de Filipe permanecessem).
ATOS
8.14
14
Ouvindo os apóstolos, que estavam em Jerusalém, que Samaria recebera a palavra
de Deus, enviaram-lhe Pedro e João;
1)
Como evangelista, Filipe tinha habilidade de fazer com que as pessoas fossem
salvas, porém o seu ministério não foi além de trazer a salvação às pessoas.
a) Alguns pensavam que Simão, o mago, foi salvo
(v.13).
b) Mas Pedro teve algum discernimento
espiritual. Ele disse a Simão: Seu coração não é reto aos olhos de Deus (v.21).
2)
Filipe não tinha habilidade para estabelecer uma igreja, ou firmar as pessoas
na Palavra, ou ensiná-las.
3)
Ele parecia não ter um equipamento especial que Pedro e João tinham para
ministrar o batismo com o Espírito Santo (v. 14-17).
4)
Filipe cumpriu sua tarefa em levar as pessoas a Deus ao pregar a salvação por
meio de Jesus Cristo. Então os apóstolos enviaram outros para conduzi-los a
Deus.
c. Uma pessoa nunca será capaz de fazer tudo. E
não deve. Cada um de nós é limitado. Todo ministro é limitado
— mas Deus não é limitado. Precisamos uns dos outros.
d. Howard Carter foi um grande pioneiro do
movimento pentecostal. Ele fundou a primeira escola Bíblica pente-costal do
mundo. Ela ainda existe na Inglaterra. As revelações que Deus lhe deu
concernente aos dons e manifestações do Espírito Santo conforme escrito em 1 Co
12 são vistas como verdades fundamentais hoje.
livro Os
Dons do Ministério
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