segunda-feira, 24 de junho de 2013

O segredo espiritual do rei Davi

O segredo espiritual do rei Davi


O escritor Joseph Heller certa vez tentou reescrever a história da vida do Rei Davi. O resultado, um livro chamado God Knows (Deus Sabe), não alcançou sucesso. Uma crítica da revista Time apresentou uma razão: não é possível romancear o relato bíblico da vida do Rei Davi tornando–o ainda mais picante. A Bíblia não omite qualquer parte desagradável, mas apresenta todas as mentiras e enganos, as batalhas infindáveis, os atos de bravura, a insanidade fingida, os fracassos familiares, o adultério e o assassinato.
Mas o livro de Heller, um pouco irreverente, levanta uma questão inevitável que também está presente no relato bíblico. Como poderia uma pessoa com tantas falhas óbvias tornar–se conhecida como "O homem segundo o coração de Deus"? Por muito tempo, em Israel, Jeová era chamado de o "Deus de Davi", tão forte era a identificação entre os dois. Qual era o segredo de Davi?
Realizei um exercício de leitura que talvez possa oferecer uma pista. Comparei, para usar o jargão corrente, a jornada interior de Davi com a exterior. O livro dos Salmos, em particular os setenta e três a ele atribuídos, constituem–se em uma janela para a alma dele. Alguns trazem comentários introdutórios revelando as circunstâncias em que foram escritos. Decidi ler o diário espiritual de Davi nos Salmos primeiro e, a partir da evidencia deste registro "interior", tentar imaginar que eventos "exteriores" suscitaram as palavras. Depois voltei–me para o registro histórico nos livros de Samuel e comparei minhas deduções com o que realmente acontecera.

O Salmo 56 inclui as palavras "Neste Deus ponho a minha confiança", e Davi, cheio de gratidão, revela que foi Deus quem livrou sua alma de morre e seus pés de tropeçarem. Com a mera leitura pareceu–me que Deus interviera miraculosamente e resgatara Davi de alguma situação difícil. Mas que aconteceu realmente? Voltando–me para I Samuel 21, li a história de um prisioneiro apavorado, que babava e se movia descoordenadamente, como um louco, na tentativa desesperada de salvar sua pele. Até onde pude ver não houve qualquer milagre, só um renegado com instinto de sobrevivência bem forte.
A seguir, li o Salmo 59:

A ti, Força minha, cantarei louvores, porque Deus é meu alto refúgio, é o Deus da minha misericórdia.

Primeira parte  Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário