sábado, 1 de dezembro de 2012

5 figuras missionárias:

Introdução: O que é uma figura Segundo o dicionário Aurélio: são estratégias que o escritor pode aplicar no texto para conseguir um efeito determinado na interpretação do leitor. São formas de expressão mais localizadas em comparação às funções, que são características globais do texto. Biblicamente falado: Significa marca ou impres¬são e tem a força da cópia ou do pa¬drão (ICo 10:1-10,11 —"exemplos"; na margem "tipos"). As parábolas unem os tipos de um lado, e os mila¬gres de outro. Todas as figuras de lin¬guagem que a Bíblia emprega são elos de uma corrente unida de for¬ma inseparável; os elos como um todo só podem ser desvinculados em detrimento de alguns. Os muitos ti¬pos da Bíblia constituem um estudo independente e fascinante. primeira figura: O cordeiro sacrificial a primeira de várias ilustrações nítidas da morte de Cristo encontradas no Evangelho de João cap 1:29 A segunda é o templo destruído: "Destruí este santuário, e em três dias o recons¬truirei" (Jo 2.19). Esta declaração, como tantos outros pronuncia¬mentos metafóricos do Senhor, foi mal compreendida por aqueles que a ouviram. Eles não entenderam que Ele estava se referindo "ao santuário do seu corpo" (Jo 2.21). A terceira figura: de João sobre a crucificação é a serpente levan-tada. Jesus disse a Nicodemos: "E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna" (Jo 3.14-15). quarta figura: a do Bom Pastor (Jo 10.11-18) que entregou voluntariamente a sua vida pelas ovelhas. Nosso Senhor não foi assassinado contra a sua vontade, Ele deliberadamente se entregou para morrer por nós. A quinta figura: da sua morte é a semente enterrada no solo para produzir fruto (Jo 12.20-28). A ênfase está na disposição de Cristo para dar a sua vida, a fim de que o Pai fosse glorificado. "Respondeu-lhes Jesus: É chegada a hora de ser glorificado o Filho do Homem. Em ver¬dade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto" (Jo 12.23,24). Conclusão: A morte e o sepultamento do Senhor pareceram a derrota de Deus e a vitória do inimigo, mas o oposto ê que é verdade. Sua aparente derrota foi realmente a maior vitória que Jesus já teve, um triunfo bem maior do que curar doentes ou expulsar demóni¬os. O corpo do Senhor era como uma semente morta quando Nico-demos e José de Arimatéia o colocaram no túmulo, mas no tercei¬ro dia Ele foi ressuscitado em poder e glória. A pregação do seu Evangelho está hoje produzindo fruto em todo o mundo (Cl 1.5,6). Estas são então cinco figuras da morte do Senhor na cruz, cada uma enfatizando uma verdade específica. Voz Missionaria

Nenhum comentário:

Postar um comentário